segunda-feira, 12 de abril de 2010

Índios

Todo dia era dia de índio - Baby do Brasil

"Todo dia era dia de índio
Mas agora eles só tem
O dia 19 de abril"


Como diz Milton Moura (professor de história da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA) "os índios só existem no 1º capítulo dos livros de história do Brasil; depois, nós matamos eles", a partir daí só se fala em "civilização" e o índio vira lenda.
Infelizmente, é assim. Eu quero lembrar deles mais vezes, ou melhor, não esquecê-los. Quero não esquecer que "apesar da minha roupa, também sou índio".
Que eu não deixe para mencioná-los novamente só em abril do ano que vem.

3 comentários:

  1. É triste saber que o homem (raça a qual pertenco), seja tão cruel. A dizimação desses povos, sábios, é uma grande perda pra humanidade.Em meu quintal, tenho ervas e curo-me e a minha família, essa herança veio de quem? Dos Indígenas.

    Curiosidade:
    As tribos não concordam com o nome índio, eles se denominam Indigena como nacão.E querem ser chamados por seus nomes de nascimento, Calantã, Jaguaraci...Como eu IONE.

    ResponderExcluir
  2. É triste isso que fazem com os indios.
    Tomam suas terras e humilham o indio
    Crueldade...Ficam obrigando o indio a não ser indio..
    Raça é raça...Raça não se muda...se aprende com ela.


    Sérvio Túlio de Macarenhas Lima

    ResponderExcluir
  3. nteressante. Mas eu não entendi o "ficam obrigando o índio a não ser índio"... Se formos falar de outros tempos, isso tem perfeita coerência, mas se falarmos de hoje... eu, você e mais um monte de gente esquecemos do índio. Veja só, não falaria dele agora, se você não comentasse... Eu quero me olhar no espelho e me ver descrita na letra de Djavan, mas uma coisa é certa: "A minha também tá pouca, cota de índio."

    ResponderExcluir