sábado, 13 de novembro de 2010

Quero mais Zumbi!

Novembro tem a cara de Zumbi desde o dia 20 de 1695. Mas consciência negra não é pra ser datada, encomendada. Então, o meu grito é antecipado: quero mais Zumbi!!!!!
Por mais que eu resista, eu reconheço que a vida é cheia de simbologias e delas não podemos fugir, mas me nego a falar de Zumbi no dia 20!!
"Consciência negra" virou rótulo. O legado de Zumbi é outro. Ele nunca esteve interessado em festas para comemorar "dia de" consciência negra. Consciência negra em janeiro, fevereiro e março; quero Zumbi 365 dias ao ano!!!!

2 comentários:

  1. Lai, sua postagem é muito apropriada, logo falar em Consciência Negra é relatar sobre nós, negros que na maioria das vezes não lembramos de nos coscientizar todos os dias da importância de lutar e defender o que se acredita. Busco conhecer alguns poemas de Cadernos Negros e estou pensando em postar algum lá no caixinha de pérolas. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Curioso que a imaginária urbana de Zumbi no Rio de Janeiro está próxima à passarela do samba (sambódromo).

    O símbolo da luta aproximado de festa. No país como o nosso, por excelência, da mestiçagem que o racismo seja punido como dita a legislação federal.

    Essa luta ainda é nossa.
    Abração do "Calcanhar" amigo aqui.

    ResponderExcluir