sexta-feira, 16 de abril de 2010

Será que esse ano tem fogueira?

É água p'ra todo lado. É tanta gente desabrigada que dava para compor um bloco de carnaval "o bloco dos alagados"... não tem graça.
Sabe o que me deixa indignada? Tem uma propaganda que diz "se sua casa foi condenada pela defesa civil, deixe-a imediatamente". É muito fácil falar. Esqueceram o significado de altruísmo.
Essa chuva e todas as suas consequências me fizeram pensar em outra coisa que até então, nunca tinha pensado. Há mais desabrigados do que "desabrigados". Tem gente que não tem onde morar o tempo inteiro, independentemente da chuva; e continuarão sem onde morar, quando a chuva passar.
Andando pelas ruas da minha cidade, percebi que os moradores de rua também ficaram "desabrigados". As calçadas e alguns viadutos estão, simplesmente, "inabitáveis"... Me dói muito dizer isso; não era essa a palavra que eu queria usar, mas me faltou uma mais apropriada...
Calçadas e viadutos não foram feitos para serem habitados mesmo... A diferença é que os "temporariamente desabrigados" conseguem, ainda que precária, "hospedagem" em escolas e associações, e os moradores de rua... continuam na rua... sem rua.

"Oh! chuva
Eu peço que caia devagar
Só molhe esse povo de alegria
Para nunca mais chorar."

Oh! Chuva - Falamansa

2 comentários:

  1. Vixi... me arrepiei toda com esse texto...
    Lai, vc tá no curso errado mesmo, era pra vc ficar com comunicação na UNEB.

    Realmente você tem sensibilidade acima do normal, menina! São poucos que percebem o que vc acabou de relatar. Essa coisa que vai para além das chuvas...

    Em Macabéa (A Hora da Estrela, C. Lispector) o que me impressiona é justamente a sensibilidade de perceber a simplicidade. O capim crescendo (lembra?)

    Vou copiar lá no meu blog um poema MARAVILHOSO de Drummond "CASO PLUVIOSO". Esses dias de chuva intensa só me faz lê-lo mentalmente o tempo inteiro.

    ResponderExcluir
  2. E eu vou lá bizoiar rsrsrs. Amoooooo as suas postagens... Eu no curso errado?! Será?

    ResponderExcluir