sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil, além da Copa

Acabou a festa! A seleção brasileira perdeu nas quartas de final e a anestesia dos nossos problemas já não faz mais efeito. E sabe como alguns (muitos) provaram o quanto "amam" o Brasil? Rasgando e destruindo todas as bandeirolas verde e amarela. É triste o Brasil estar fora da Copa tão cedo, ainda mais se tratando de uma seleção penta campeã. Coitado do Dunga; o que vai ouvir de "eu avisei!"... Mas tem coisas que merecem mais atenção. Afinal, a vida continua.
Em outubro, tem eleição. Novas pessoas no comando da república federativa brasileira durante 4 anos.
Todo o processo - desde a campanha, passando pelo senso (altamente influente), até o resultado da apuração dos votos - é um enorme tabuleiro de xadrez. E como uma típica partida de xadrez, um jogo tenso e longo.
O que nós (meros eleitores mortais) somos? Ora jogadores, ora peças. Nos revezamos com os candidatos e a imprensa.
Eu me posiciono a favor do atual presidente - esse que a corja da VEJA chama de burro. Se Dilma é a melhor pessoa para dar continuidade ao trabalho de Lula, eu não sei; mas não vejo outra pessoa na coligação que seja merecedora do apoio dele.
Temo que esses brasileiros, nacionalistas somente durante a Copa do Mundo, façam com o Brasil o que fizeram com as bandeirolas. Uma vez errando, só em 2014; o que não falta é motivo para buscar informações e refletir direitinho para fazer uma escolha bem feita.
Anseio por um xeque-mate em José Serra. Quatro anos é tempo suficiente para detonar um país. Já basta o estrago que Fernando Henrique fez em dois mandatos.
Se eu sou esquerdista? Não, sou "apenas" uma estudante que ama o seu país e o quer bem.

5 comentários:

  1. to muito triste meu...

    curti seu blog, vou seguir, dah uma olhada e ve o q acha do meu!

    http://lapsotilt.blogspot.com/

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Acho maneira a visão que vc tem a respeito da "anestesia" para os nossos problemas, pois muitos brasileiros acham que o mundo para por causa da copa, coisa que ñ é bem verdade, pare de pagar as contas de luz pra ver se vc assiste o proximo jogo, claro que ñ, por que com certeza vão vim cortar a luz. Fico triste pelo Brasil e pelo coitado do Dunga, mas os brasileiros precisam cair na real e começar a acordar pra vida. Ass.: Ricky

    ResponderExcluir
  3. A copa para o brasileiro é, sim, um anestésico (e como tal, infelizmente passageiro) às problemáticas cotidianas do povo tupiniquim.

    Nação historicamente sofrida e, na mesma medida, aguerrida, vê na Seleção Brasileira expressão MÁXIMA de seu nacionalismo.

    Claro que a construção simbólica deste emblema transcende explicações freudianas e mais ainda de meros neófitos em psicologia.

    Mas o que não se discorda é que A COPA, A SELEÇÃO produz a perda de sensibilidade, mesmo que de modo temporário, aos sofrimentos, angustias trazendo de mesmo modo alívio a todas tensões diárias.

    Lamenta-se que tal ANESTÉSICO só se aplica de 4 em 4 anos, pois as dores de nosso país carecem por de mais de atenuantes.

    Sabemos que não podemos viver a todo tempo em letargia, todavia o beneplácito oriundo da aplicação é INCONTESTÁVEL.

    ResponderExcluir
  4. Não, Helvécio. Não precisamos de anestésicos. Precisamos de solução! Quando você sente dor, você quer ser curado ou ficar na dependência de anestésicos?
    Eu gosto muito de Copa do Mundo, Olimpíadas, coisa e tal. Só acho que tempo e dinheiro são gastos em demasia com essas coisas.
    Os candidatos não pararam suas campanhas por causa da Copa, mas nós pedimos "doizauto".
    Quando a Copa acaba, volta tudo ao "normal".
    É quase automático: quando penso no excesso de expectativa que se cria em torno desses eventos, vem à mente "Perfeição".

    "É a festa da torcida campeã
    [...]
    Vamos celebrar nossa bandeira
    Nosso passado
    De absurdos gloriosos
    Tudo que é gratuito e feio
    Tudo o que é normal
    Vamos cantar juntos
    O hino nacional
    A lágrima é verdadeira
    Vamos celebrar nossa saudade
    Comemorar a nossa solidão..."

    Se Serra for eleito, serão duas derrotas no mesmo ano. Aí vai o meu apelo: Mick Jagger, por favor, não torça mais pelo Brasil!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu tb acho lamentável esse patriotismo momentâneo.Temos que ser verde e amarelo todos os dias de nossas vidas,cantar o hino com respeito e vestir as cores da bandeira do Brasil sempre que puder não somente em epóca de Copa,pois todo mundo exibe com orgulho camisetas escritas I Love New Yourk enquanto as camisas do Brasil só aparecem de 4 em 4 anos com o maior fedor de naftalina.

    ResponderExcluir