sábado, 17 de julho de 2010

Metalinguagem II

Gosto de textos que falam de si (sem conotação egocêntrica). E temos uma vastidão de coisas "meta" por aí que nem percebemos.
Você certamente já viu na televisão umas propagandas que falam de... propaganda. Todas muito bem boladas. À ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e à ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), meus parabéns pela campanha!!!
Me interessa muito falar disso, mas confesso que nem sei por onde começar; é tanta coisa que um post só é pouco. Também não gosto de textos longos em blogs, são um saco desmotivadores; na verdade, eu não gosto de textos longos no computador. Amo ler! Mas no computador, canso rápido e logo fico com dor de cabeça, e sei que não sou a única. Agora chega de enrolação!

1) Eu amo propaganda (a arte da propaganda, não propaganda X ou Y), e por muito tempo estive certa de que a publicidade seria o meu campo de atuação.
2) A campanha tem uma proposta bem interessante.

Tem vários comerciais, cada um mais legal que o outro, mas postei somente esse que é o mais geralzão.



Eu não sou publicitária, nem marketeira, e nem tô estudando p'ra isso. Portanto, seguem as palavras de alguém que não tem o mínimo conhecimento técnico na área, mas que tem sensibilidade, uma televisão, acesso à internet e aos demais veículos de comunicação à disposição de quem vive na zona urbana (zona meeeesmo).
A propaganda informa, esclarece, diverte, adverte, forma opinião, e sempre tem alguma que nos chama atenção, fica na memória e nos impulsiona a comentá-la. Eu, particularmente, gosto muito dos comerciais das sandálias Havaianas, alguns outros também são muito criativos e inteligentes. Mas não vou lotar o post com vídeos, então resolvi colocar uma das propagandas que eu mais curti, lançada no dia 15/06/2009.



Mas a propaganda também tem o poder de deformar, alienar e, sem exagero, escravizar. E como eu não gosto de posts longos em blogs, continua...

Ps.: Odeio isso quando eu tô assistindo alguma série rsrsrs.

3 comentários:

  1. Concordo com você, eu também sou louca por propaganda inclusive já prestei vestibular para publicidade e propaganda, não passei, mas continuo amando propaganda mesmo assim =) Gosto muito desse vídeo da ABAP. Esse comercial da Ford é perfeito *-*

    ResponderExcluir
  2. Tmb AMO propagandas...rs
    Algumas são tão marcantes na nossa vida, que lembramos "pra sempre..." Rs

    Pra mim, é o caso da do "Urso da Confort" e da "Pizza Hut com Guaraná" Rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, também gosto muito da propaganda de outdoor. Acho que o outdoor é um dos veículos mais legais... pra quem sabe explorar; porque tem cada publicitário que... meu Deus! Deveria ter vergonha de dizer "eu que fiz".

    ResponderExcluir