quarta-feira, 8 de setembro de 2010

D'agosto de ler Amado!

 


Deixei passar agosto sem lembrar de Jorge. Vou ao inferno por isso! Mas se ainda há uma chance de redenção, estou aqui para não deixá-la escapar!
Nada de biografias longas. Homenagens assim sempre me dão a impressão de que quem homenageia não sabe o que dizer e, portanto, deu um ctrl+c e ctrl+v no Wikipédia. Então, por que "agosto"? Jorge Leal Amado de Faria nasceu no dia 10 de agosto de 1912 e faleceu no dia 6 de agosto de 2001. Ok! Confesso que não lembrava das datas, mas "agosto" combina com Amado rsrs.
Não vou listar todas as suas obras porque não as lembro de cor. Mas já li algumas. Falarei apenas do que já conheço.

Capitães da Areia. Foi a que eu mais gostei. Me apaixonei pelos personagens. O filme é uma promessa. Quando soube que as gravações haviam começado, fiquei extasiada, tamanha a euforia e a expectativa. A previsão era para o 1º semestre desse ano. Ainda aguardo com muita ansiedade. A questão dos menores infratores é central nesse livro; provavelmente  seja esse o tema da minha pesquisa para a monografia.

Jubiabá. Excelente! Essa obra tem um gosto diferente, gosto de novela rsrs.

Gabriela, Cravo e Canela. Completou 50 anos de publicação em 2008. Se bem me lembro, essa obra foi traduzida em 30 idiomas. Brinque com Jorge! Não tive uma primeira impressão muito boa desse livro. Foi lendo-o que eu me dei conta da roupagem que a figura feminina assumia nas obras de Jorge Amado, e não me agradei. Mas como uma boa leitora, não dispenso uma discussão sobre literatura e autores. E em uma dessas discussões, aprendi a olhar "Gabriela" e seu criador com uma lente mais sensível.

A Morte e a Morte de Quincas Berros d'Água. Muito engraçado. Ainda não pude ver o filme, mas já ouvi muitos elogios. Costumo recomendar para quem não gosta de ler. É um livro fininho e uma história carregada de humor.

Tieta do Agreste. Não li todo, mas pretendo concluí-lo um dia. É uma bela obra. E como não vi a novela, nem o filme, nem o musical, tenho uma vantagem, pois a leitura livre de flashs permite criarmos o cenário, os movimentos etc. Só fico me perguntando por que quando estava lendo Tieta do Agreste, eu associava a sua fisionomia sempre à da atriz Betty Faria rsrsrs.

Tocaia Grande. Também não li até o final. De todos, foi o que eu achei mais apelativo. Ainda tento entender a ótica sob a qual Jorge Amado delineia a sua obra.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Dessa obra, o que lembro é que ele escreveu para o filho quando este tinha, salvo engano, 1 ano.


Algumas de minhas citações preferidas do escritor:

"A juventude é um bem imenso que você não prolonga. A juventude se acaba, mesmo que você queira iludir-se com esse negócio de jovem de espírito. Jovem é jovem, ponto final."

"Para mim, o sexo sempre foi uma festa. Aos 82 anos, a festa é muito diferente do que era aos 20, aos 50, mesmo aos 60. É uma festa que é feita da experiência, do refinamento."

"Na realidade, o tema da infelicidade tem engendrado montanhas de livros horríveis, umas masturbações insuportáveis."

"Na Europa, chamam-me de mestre, mas é caminhando pelas ruas de Salvador que eu me sinto à vontade."

 Há outras, mas se quiser conferir, procure!! Algum dia, talvez, volte a falar mais minuciosamente de alguma obra do saudoso gênio. Por enquanto, além dessa homenagenzinha fuleira, fica ali na lista dos "não posso morrer antes de ler" mais uma obra do amado Jorge rsrs.

11 comentários:

  1. Um dos grande gênios da nossa literatura. Parabens para ele. E parabens pelo seu blog, muito bom.

    ResponderExcluir
  2. esqueci de deixar o meu para contato:


    http://omundodoscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. sempre quis ler algum livro dele, agora já melhorou muito porque nao tenho que escolher tanto :D HAHA
    muito bom o post eee sobre a lista ali do lado ahhaha
    assista um amor pra recordar, é lindo DEMAIS.
    harry potter, se vc nao leu o livro, assista. eu adoro a serie, li o livro e fiquei muito braba com o filme.
    e dom casmurro olha, já tentei ler, mas nao consegui mesmo, é muito cansativo, maas, li resumos (hihi) e a historia é MUITO boa *-*
    ix falei demais ;~
    adorei o blog :D

    http://medrops.com

    ResponderExcluir
  4. também gosto da série harry potter, mas só li os três primeiros volumes e assisti os cinco primeiros filmes.

    ResponderExcluir
  5. ahhh sobre a 3ª citação de Jorge q postei, lembrei de paulo coelho rsrsrs "montanhas de livros horríveis".

    ResponderExcluir
  6. Amado é uma leitura da qualidade!

    ResponderExcluir
  7. Olá,querida! Gostei bastante de encontrar seu blog. Amo literatura,mas sou apenas uma iniciante nesse contexto. Faço faculdade de letras português/literatura e pra mim será um prazer seguir seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Rodrigo. Mas eu ia gostar mais que você comentasse o post, mesmo que detestasse o blog. Provavelmente, você também é blogueiro, e aposto que não se satisfaz com esse tipo de comentário que fez aqui no meu.

    ResponderExcluir
  9. "Escrevo pela necessidade de expressar o que sentia." (Jorge Amado)

    Esse "dedinho de prosa" bateu uma saudade danada do Amado ...

    Abração amigo.

    ResponderExcluir
  10. Oi Laiane.

    Foi irresistível voltar aqui para mais "um dedinho de prosa" sobre seu último comentário no "Calcanhar de Aquiles" aqui. (rs)

    Ri muito uahuahuah ...
    Isso mesmo. Nada de resistência. Sinal verde para o atrevimento (rs). É da sua conta também, claro.
    Afinal, é cada uma que parece duas ou mais ...

    Relendo seu post bateu uma saudade daquela do mestre Amado que caminhado pelas ruas de Salvador que se sentia à vontade.

    Abração amigo sempre.

    ResponderExcluir