quarta-feira, 1 de setembro de 2010

"Por você, faria isso mil vezes"


Nessas minhas leituras despretensiosas, vi tanta coisa marcante, fragmentos que ficaram "tatuados" na minha memória. E na existência do Dedinho de Prosa, o Dia do Amigo passou pela primeira vez. E como sempre, eu na "contramão". Só agora vou falar disso.
Quem criou o Dia do Amigo? Queria mesmo saber. Perguntar a esse indivíduo se ele tem amigos, porque parece coisa de gente solitária. É claro que sentir-se solitário não tem nada de anormal. Mas criar um dia para que as pessoas lembrem de você é um péssimo sinal. Deve ser depressivo. Deve ter pensamentos suicidas com frequência. Talvez enlouqueça. Mas não estou interessada no estado psicológico dessa pessoa.
Todo ano, são as pessoas que me lembram desse dia com aqueles scraps com glitter que ficam piscando...  não gosto de scraps com glitter e nem scraps que piscam. Mas esse ano coloquei uma felicitaçãozinha chifrin no subnick e mandei uns recadinhos (nada de ctrl+c e ctrl+v) a uns poucos. Não preciso disso, e meus amigos também não precisam disso pra saber que são importantes pra mim.
Quem já leu a obra certamente lembrou-se da minha alusão ao ver que intitulei o post com o trecho "por você, faria isso mil vezes". O Caçador de Pipas tinha que aparecer! E penso que o dia 20/07 - escolhido para  "ser"  o Dia do Amigo - não é uma data merecedora dessa referência, por isso deixei passar... sem arrependimento.
Se seus amigos te cobram, ou reclamam porque você "não" lembrou deles no "Dia do Amigo", eles são propagandas enganosas. Serão SEMPRE amigos. APENAS no dia 20 de julho. Tive "amigos" assim. Muitos. Ahhh esses se multiplicam tão rápido. São assexuados! rsrs Hoje tenho uns poucos maravilhosos, verdadeiros. Acho até engraçado esse "amigo" que a sociedade pinta, tão estereotipado. Esse que não briga, que enche sua página de recados com aquelas idiotices que, segundo ele, é demonstração de afeto e que está sempre presente... na festa. Amizade é como casamento: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza. Penso que boas recordações não necessariamente significam momentos alegres. Uma das melhores recordações que eu tenho é de um momento horrível da minha vida; talvez o pior. Sabe por quê? Do meu lado, estava alguém que dizia "você está errada, mas estou com você"; que não reclamou porque eu havia molhado sua camisa enquanto chorava, mas que falou "vou te dar pra você lavar" rsrsrs. Coisa de amigo... Hassan é o maior exemplo de lealdade a uma amizade que já conheci. A todos os "Amir" dessa vida, "há um jeito de ser bom de novo".
Não sei explicar as emoções várias que pareciam larvas entrando em erupção quando li o livro, e que se repetiram quando assisti o filme. A quem não conhece a obra, todas as recomendações.

3 comentários:

  1. O "dia do amigo" está associado a chegada do homem à lua. Era um momento da guerra fria, momento que havia uma certa inquietação pela paz mundial e cordialidade entre as pesssoas.

    Muito oportuna essa sua reflexão.
    Parabéns pelo uso que faz desse espaço.
    Abraço grande e amigo.

    ResponderExcluir
  2. gostei da tua reflexão e compartilho da mesma opnião
    no dia 20 de julho temos uns 900 amigos
    hoje..1 de setembro tenho..8,9..mas verdadeiros
    :D

    ResponderExcluir
  3. na verdade hoje é 2 de setembro..
    rsrs

    ResponderExcluir