sábado, 9 de abril de 2011

Quem sou eu


Data de nascimento, música preferida, comida preferida, filme preferido, livro preferido, escolaridade, profissão, estado civil. Tudo muito fácil de responder: dados sóciodemográficos e gostos pessoais. O difícil mesmo geralmente fica por último. Uma caixa de texto, dedos ansiosos, pensamentos desordenados. É a hora de preencher o "quem sou eu" do perfil!
Digita, apaga, digita, apaga. Hmmm. Zzzz. E nada! Uma busca bêbada por perfis prontos, músicas, trechos de poesia, de livros, ou as frases mais clichês - ainda que geniais - que existem, a exemplo de "sei que nada sei", de Sócrates e "penso, logo existo", de Descartes. Os filósofos estão em alta.
Os perfis prontos são bastante comuns. Eles geralmente são com letras difíceis de entender, coloridos e textos pra lá de artificiais! É um tal de "complicada e perfetinha", "100% original, o resto é xerox", "sou o que sou, não o que pensam" e tantos outros que me cansam.
As músicas são mais heterogêneas. Costumam revelar, se não o que é proposto - "quem sou eu" -, um gosto particular. Algumas atendem às expectativas e, de fato, dizem muito sobre quem a postou. Outras vezes são músicas românticas e quase sempre acompanhada de uma foto de casal. Outra coisa curiosa: se é para dizer "quem sou eu", por que há quem insista em colocar referências a outra pessoa? Promoção? Pague uma, leve duas? Óbvio que ninguém vai comprar uma pessoa rs, supostamente, mas não parece isso?! Merece um outro post... é um caso a se pensar.
Há um texto famoso de Chaplin que estava bombando! Um pedacinho e você já vai lembrar:

"...perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve... A vida é muita para ser insignificante."

Existem outros textos também famosos, mas vou parar por aqui, porque Charlie Chaplin é só uma das opções dos... (melhor não dizer o que pensei rs). Além dele, os grandes Malcon X, Luther King, Mandela, Che Guevara e Gandhi também estão na lista dos mais mais. Esses são comumente usados pelos pseudorevolucionários. Embora sejam muito merecedores de reconhecimento e homenagens, creio não ser esse o objetivo deles enquanto lutavam por importantes causas, e sim que mais pessoas se mobilizassem para redesenhar um quadro histórico-social de violação de direitos. Boa parte dos que usam esses grandiosos pensadores em seus perfis não estão nem interessados em levantar qualquer bandeira de igualdade, solidariedade etc. Mas impressiona!
Bob Marley. Como podia esquecer do rei do reggae?! Grande Bob! Tão singular! Passeando pelos perfis dos meus contatos encontrei diveeeersas alusões a Bob Marley. Talvez ele dissesse que olhos pretos, azuis, verdes e castanhos teriam resultados diferentes se combinados com o vermelho que a natureza pode proporcionar rs; e com as lentes de contato, outras tantas possibilidades de olhar para dentro de si se apresentam rs.
Mas a última moda é Clarice. Clarice Lispector! Seus pensamentos estão por aí espalhados em perfis variados. Algumas contradições. Muitas contradições. E me pergunto se algumas pessoas já leram Clarice uma vez na vida, ou só viram um textinho, ou um pensamento perdido em algum cartãozinho, ou no perfil de outra pessoa, o que acontece muito também. Sabe aquela pessoa que nem de ler gosta e de repente te surpreende com um pensamento de Clarice, ou outro escritor no perfil? Pois é, o orkut tá cheio delas!
Não pense você que com esse post eu estou subestimando as pessoas que assim preenchem a caixinha do "quem sou eu". Até porque eu, inclusive, me vejo descrita em algumas músicas e textos - ah, mas o pessoal dos perfis prontos me poupe!
A moral da história? Como é difícil falar de si!

Nenhum comentário:

Postar um comentário