domingo, 29 de janeiro de 2012

Épicos

Eu gosto de filmes épicos. Os meus preferidos são Tróia e 300, e quero falar de Tróia. Antes, não crie muita expectativa porque você não vai ler uma crítica de cinema. É que estamos eu e você aqui... então vou falar, só pra quebra o gelo. =)
 Já assisti um monte, e não me canso de ver. Tróia é um filme e tanto! Não gosto de Aquiles, e confesso que sinto uma pontinha de contentamento com a cena de sua morte porque ele matou Heitor. Engraçada uma coisa que me veio à mente agora... Eu já vi Tróia tantas vezes e sempre torço pela vitória de Heitor sobre Aquiles, mesmo sabendo que ele é quem vai morrer. 
Outra coisa: Príamo, rei de Tróia, paga caro por não ouvir seus filhos. E sinto raiva e compaixão dele pelo fim dos troianos. Para quem não lembra, ou ainda não assistiu, a primeira negligência é quando um senhor - um sacerdote, suponho - diz que os gregos despertaram a ira dos deuses e que aquele era o momento certo de atacar. Heitor, muito sensato, diz que é bom não subestimar os gregos, e que o melhor seria não atacar. Apoiado pelo chefe do exército, o sacerdote convence Príamo de que eles têm o apoio dos deuses. O rei decide que será feito um ataque ao amanhecer mesmo contra a vontade do príncipe Heitor. Aquiles, que já havia decidido abandonar a guerra de Tróia, vai à luta. Heitor o golpeia na garganta, e tira o seu capacete (eu acho que aquela parte da armadura não se chama capacete...). Qual não foi sua surpresa quando viu que não era Aquiles o guerreiro que acabara de cortar a garganta! Era Pátroclo, primo de Aquiles. A morte do seu primo fez Aquiles mudar de ideia quanto ao regresso à Grécia. E foi esse o motivo que o levou à muralha de Tróia desafiar Heitor. Heitor morre. Ô raiva! A segunda negligência foi quando os troianos viram um cavalo de madeira construído pelos gregos. Páris fala ao pai que o cavalo deveria ser queimado. Mais uma vez por insistência do sacerdote e do chefe do exército, Príamo leva o cavalo para dentro do país achando ser aquela alegoria uma oferenda a Poseidon. O resto você já sabe, suponho. Culpa de quem?!
Só mais uma coisa: que cabelo ensebado esse de Aquiles!

2 comentários:

  1. não gostei nada desse filme, foi outra história distorcida por hollywood

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir