quarta-feira, 23 de maio de 2012



Eu assisti o depoimento de Xuxa no quadro "O que vi da vida", exibido no último domingo, 20, no Fantástico. De lá pra cá, muitos e variados são os comentários acerca do depoimento. E me ocorreu um pensamento que preciso externar.
Pode até ser que tenha sido só para aparecer (sobre isso eu nem pensei, e nem faz diferença pra mim), mas não consigo aceitar que as pessoas façam piada disso, nem reconheçam pelo menos a importância da fala dela enquanto estímulo. Estímulo?! Sim, estímulo. Ela só disse agora, aos 49 anos, mas eu acredito sim que as denúncias podem aumentar significativamente depois dessa fala.
Vi muita gente falando que o depoimento serviu para desviar a atenção do caso Cachoeira, coisa e tal... como se pensar e discutir essa violência enquanto fenômeno recorrente na sociedade não fosse importante. Eu nunca vou entender.
Se essa revelação de ter sido abusada sexualmente na infância foi estratégica, eu digo sem medo de ser rechaçada: é o que menos importa para mim. O que não me sai da mente é o momento em que ela fala que abraçou a causa porque ela sofreu isso e, portanto, ela sabe como as crianças se sentem. Tenho medo é disso. O que me preocupa é perceber que ela e muitas outras pessoas só se envolvem com determinadas lutas quando lhes atinge diretamente.
Não tô aqui pra defender a Xuxa, nem pra acusá-la de nada. Só não sei desprezar a representatividade dessa fala para tantas pessoas que tenham passado, e outras que ainda passam por alguma experiência similar.

Um comentário:

  1. Muita gente diz que a rainha queria aparecer, mas eu pergunto aparecer para que, todos que nascerao em 1975 ,crescerao junto vendo a xuxa, ir embora naquele foguete ,que deixava todos meio abalados,acho que ela resolveu a falar por motivo proprio, nao tem nada para esconder,todos nos baixinhos estamos com ela no coraçaopara o resto da vida, tenho certeza que quando ouvirmos (ilari ilari ilari e ooo) vamos todos lembrar de momentos de criaça,por isso digo acho que ela apena quis mostrar para as pessoas que ela tbm e um ser humano normal.olha xuxa por min nao emporta seu passado acho que nao fez mal a ninguem e pena so agora vc conseguir colocar esta bola para fora , mas vou ser sempre seu baixinho bj

    ResponderExcluir