sexta-feira, 9 de abril de 2010

Baiano é narcisista???

Já faz um tempo que li uma matéria na revista Muito (que acompanha o jornal baiano A TARDE todos os domingos) intitulada "Baiano é narcisista" e fiquei com isso na cabeça. Tenho visto gente de todos os cantos do país falar sobre isso e discussões efervescentes nas comunidades virtuais me deixaram intrigada. Até que decidi importar essa discussão para nossa prosa. Na verdade, não me interessa o entrevistado que fez essa declaração, apenas o tema me é curioso. Lembrando que não tenciono "defender" ou afirmar os baianos enquanto narcisistas. Quero, somente, exprimir as minhas impressões.
Antes, o que é narcisismo? Segundo o dicionário Aurélio, narcisismo significa amor excessivo a si próprio. "Baiano isso... baiano aquilo..." e um monte de comentários sem fundamentos. A partir daí, comecei a observar mais as pessoas à minha volta. Precisava chegar a alguma conclusão... e cheguei: tudo é relativo. Meio "pobre" essa conclusão, né?! rsrs. Da "amostra de gente" que observei, percebi pessoas com a auto-estima bem baixa, mas isso é insuficiente para dizer que baiano não é narcisista; não gosto de generalizar e é insensato fazer isso agora, até porque delimitei bastante o universo "examinado"... e voltei à estaca zero... Me surpreendi porque baiano, geralmente, é alegre, bem-humorado, e se é narcisista, eu ainda não sei... afinal, narcisismo é definido pelo que???
Para quem quiser ler a matéria referida (pág. 8), o link é: http://issuu.com/revistamuito/docs/_43

5 comentários:

  1. Caracolis!!!

    Esta palavra não existe, mas como falei (escrevi?) informo a tradução.

    Esse é o tipo de palavra que a nossa mente cria quando é surpreendida com uma coisa boa.

    Quando "clikei" no link do blog, confesso que achei que iria encontrar uma coisa fraquinha, cheia de palha e etc.

    Mas pelo contrário: Aperencia (cores, fonte, imagens) e principalmente o conteúdo ta muito bom. Parabéns Lai, sou muito crítico, mas nesse caso so posso adicionar a meus favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lai,
    A respeito deste texto: 1º vc me fez copiar e colar no word para 'traduzir' esses códigos... jisus... só pr'eu saber o que estava dito aqui... tudo isso pq vi o comentário de Neivison...
    2º Narcisismo é definido pela alegoria do conto greco-romano de Narciso, famoso pela sua beleza e orgulho. Era filho de um deus com uma ninfa. Resumindo logo toda a história... ele um dia viu sua imagem refletida nas águas do rio e apaixonou-se por ela. tentou alcançá-la e morreu afogado.

    Caetano Veloso traz, na letra da música SAMPA, o espírito do mito de Narciso, onde pretende explicar o que lhe ocorreu quando diante de São Paulo pela primeira vez:

    "[...]
    Quando eu te encarei
    Frente a frente
    Não vi o meu rosto
    Chamei de mau gosto o que vi
    de mau gosto o mau gosto
    É que Narciso acha feio
    o que não é espelho
    E a mente apavora o que ainda
    Não é mesmo velho
    Nada do que não era antes
    quando não somos mutantes
    [...]"

    seu blog é um charme. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Sobre baiano ser narcisista?? Pera lá, isso aí todo mundo que possui orgulho é. Olha o caso dos sulistas que rejeitam a 'baianada'. se isto não é narcisismo então é o quê?

    Li esta mátéria na Muito. Aliás, acho que essa revista é uma delícia. A crítica que faço dela é que , embora 'de graça', ela é MUITO elitizada.

    ResponderExcluir
  4. rsrs Eu li sobre Narciso, mas tive preguiça de falar sobre ele rsrs. Ah, concordo sim que a MUITO é uma delícia... Meu domingo fica MUITO! rsrs.

    ResponderExcluir